Acrílico, Poliestireno ( PS ), Policarbonato, PETG…
Tantos nomes e qual devo usar??

 Normalmente o cliente já possui uma ideia formada do que precisa, um conceito que foi pensado, analisado e estudado, porém a sua estrutura precisa ser montada dentro de um TARGET (preço alvo), por esse motivo nossos consultores estão alinhados em captar o máximo de informações possíveis para que possamos realizar o projeto do cliente com eficiência.

  Quantos projetos já iniciaram e morreram no meio do caminho por não ter sua viabilidade financeira? Diversos com certeza!!! As montadoras são leaders em testar novos conceitos no mercado porém com a intenção real de chegar próximo ao que os clientes querem, o custo de um carro conceito hoje fica na casa dos R$ 100.0000.000,00, todo esse custo é investimento em design, aerodinâmica, tecnologia…. Acontece que além de impactar os clientes, as montadoras têm o real interesse em saber a sua opinião, sim, isso é o que mais vale para eles, depois desse trabalho concluído e com os devidos ajustes é lançado realmente o carro que ficará nas ruas!! Mas ele não pode custar 100 milhões correto?

O ponto principal é que primeiro eles trabalham a questão do escalonamento de produção que reduz os custos de forma exponencial e o segundo é que eles trabalham o melhor CUSTO-BENEFÍCIO para atender aquela determinada demanda.

Acrílico

Material extremamente nobre, possui diversas cores, pode ser trabalhado de diversas formas como corte, dobra, polimento, moldagem, impressão…. Porém devido às variações cambiais e por termos o produto atrelado ao dólar, o produto da matéria-prima disparou entre 2018 e 2019 o que acabou inviabilizando alguns produtos, mas o uso do acrílico ainda é primordial para algumas áreas, por isso entrar em contato com nossos consultores é primordial para o sucesso do seu projeto.

Alguns segmentos que trabalham com acrílico:  https://interlaser.com.br/dicas-de-uso-do-acrilico-em-segmentos/

Policarbonato

 Tem como ponto forte a sua resistência e leveza, chega a ser 250 vezes mais resistente do que um vidro da mesma espessura, pode ser perfurado, pintado, moldado, usinado, colado…      O Brasil possui um grande produto nacional que infelizmente fechou suas portas devido a concorrência dos produtos importados, ficou para trás em qualidade e preço o que acarretou nesse problema. O policarbonato tem seu custo relativamente parecido com o acrílico virgem cast, tendo uma pequena variação de mais ou menos 10% para mais, porém suas cores são limitadas e o seu acabamento em colagem e dobras deixa um pouco a desejar em relação ao acrílico, mas dentro daquilo que precisamos temos que pensar no melhor CUSTO-BENEFÍCIO para o seu projeto, quer saber um pouco mais sobre onde podemos utilizar? Vou te passar um link mostrando as características técnicas do produto.

https://interlaser.com.br/o-policarbonato-como-protecao-de-maquina/

PETG

Material ainda pouco conhecido no mercado mas que vem ganhando espaço, imagine um produto que é meio termo, tem uma excelente resistência porém não maior que o policarbonato, possui boa transparência e acabamento porém não tão bom quanto o acrílico, e seu custo é variável de acordo com a espessura, aqui no Brasil a espessura máxima fabricada é de 3mm já o importado encontramos com espessuras de até 6mm, uma desvantagem é que aqui no Brasil o PETG é encontrado somente transparente. Para saber um pouco mais onde utilizar o produto, segue mais um link dedicado ao PETG.

https://interlaser.com.br/o-petg-atende-a-tudo-que-voce-precisa/

Poliestireno (PS / PSAI)

Dentro todos é o material mais barato do mercado mas também é o que menos possui boas características a longo prazo, porém dentro da ideia de melhor custo/ benefício e dependendo da sua utilização ele acaba sendo a melhor opção. Diversas empresas têm migrado para o PS ou PSAI (poliestireno de alto impacto) em ações promocionais, sendo utilizado em displays, expositores…. porém todos com curto prazo de utilização (3 a 6 meses), o forte do poliestireno é exatamente o seu preço, possui cores variadas no mercado (não todas), pode ser cortado, dobrado, moldado, impresso, colado…

Então para concluir o assunto qual material devo usar? A primeira resposta é que entre em contato conosco e conte mais sobre o seu projeto e sobre a sua utilização, com certeza trabalharemos em cima do que realmente precisa, mas para uma breve resposta segue um resumo.

Acrílico: Diversas cores, Transparência maior que o vidro, pode ser colado, moldado, dobrado, usinado, impresso… Possui espessuras de até 100 mm, acabamento incrível, e boa resistência (cerca de 50 vezes mais que um vidro da mesma espessura).

Policarbonato: Excelente resistência, transparência similar ao vidro, pode ser colado, moldado, usinado, impresso.. Possui espessuras de até 12mm, acabamento médio nas bordas e colagem, seu preço é compatível ao acrílico em questão de custo da matéria-prima.

PETG: Aquele material meio termo, boa resistência, boa transparência, bom acabamento, pode ser colado, moldado, impresso, dobrado, usinado.. Possui espessura de até 6mm, seu preço é um pouco mais barato que o policarbonato e que o acrílico a partir de 3mm de espessura.

PS / PSAI: O mais barato de todos, resistência baixa, boa transparência, acabamento médio, pode ser colado, moldado, impresso, dobrado, usinado… Possui espessura de até 6mm, as cores são limitadas ao estoque do fabricante quando a demanda é baixa, mas em volumes maiores que 2 toneladas é possível fabricar cores especiais.

Agradeço a todos que leram o nosso post. Estamos entregando uma pequena parte do conhecimento que adquirimos ao longo do tempo.

www.interlaser.com.br
Leandro Borges – CEO Interlaser

Clique no botão abaixo e fale com de nossos consultores ou entre em contato pelo e-mail contato@interlaser.com.br
WHATSAPP INTERLASER

Nos envie um email

Click here to add your own text